quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto folclore


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL


    





Conhecendo histórias folclóricas






Cursistas:
Angela Celoi Medeiros
Jislaine Rodrigues Dias
Nádia Beatriz De Paiva Lemos



Tutoras:
Claudia Ribeiro
Fabiana Zaffalon



Herval, agosto de 2011.

1. Título do projeto:   Conhecendo histórias folclóricas.

2. Escolas:                   E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais,
                                     E.M.E.F. Padre Libório Poersch e
                                     I. E. E. São João Batista;

3. Séries em que o projeto será desenvolvido:     

E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais
E.M.E.F. Padre Libório Poersch
I.E.E.   São João Batista
        6º ano
             4º ano
        Pré-escolar


4. Disciplinas envolvidas:     

E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais
E.M.E.F. Padre Libório Poersch
I.E.E.   São João Batista
 Artes, Educação Física e Religião
Artes, Língua Portuguesa e Educação Física
Artes, Língua Portuguesa e Educação Física


5. Temas abordados: Assuntos relacionados ao Folclore Brasileiro: suas lendas, jogos e brincadeiras, tradição oral e músicas.

6. Mídias disponíveis para integrar:     - Livros infantis sobre folclore;
                                                                  - DVD com historinhas folclóricas;
                                                                  - Sala de informática;
       - Blog da E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais.
7. Objetivo Geral:
       - Resgatar valores essenciais para a vida em sociedade, sabendo que vivemos numa sociedade globalizada e atualmente está pulando etapas essenciais da infância.
     Objetivos Específicos: 
                            - Realizar leituras de histórias referentes aos contos folclóricos;
                             - Assistir DVD com histórias folclóricas;
                             - Produzir histórias folclóricas;
                             - Confeccionar fantoches dos personagens;
                             - Dramatizar as histórias lidas;
                             - Ilustrar as histórias lidas;  
                             - Participar de brincadeiras oriundas do folclore;
                             - Criar um blog para E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais e integrar este com outras escolas.

8. Metodologia (como fazer)

E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais
E.M.E.F. Padre Libório Poersch
I.E.E.   São João Batista
- Leitura de histórias folclóricas;
Os alunos irão realizar:
- Ilustração das histórias ( representar através de desenho o que foi lido);
- Produção de um texto expondo seu ponto de vista em relação a história lida;
- Participação de brincadeiras oriundas do folclore: pular corda, esconde-esconde, pegar e outras;
- Participação da criação de um blog para a Escola.
-Exposição oral sobre folclore;
-Apresentação de diferentes livros com histórias e lendas folclóricas aos alunos;
- Leitura as histórias;
-Escolha de uma história para dramatização;
- Realização de pinturas;
- Produção de textos folclóricos;

- Leitura para os alunos de diferentes lendas;
- Oportunização de acesso a livros com as histórias, trava-línguas e brincadeiras.
 -Participação em conhecidas algumas músicas conhecidas do folclore;
- Realização de pinturas, trabalhos com dobraduras e  desenhos livres;
- Produção de histórias coletivas e com fantoches;
- Participação durante o decorrer do trabalho uma mãe e uma irmã de dois alunos da turma, que contribuíram contando histórias e apresentando o teatro com fantoches.



9. Resultados parciais e esperados:



E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais
E.M.E.F. Padre Libório Poersch
I.E.E.   São João Batista
Resultados parciais
O trabalho realizado com os alunos mostrou que os mesmos conheciam um pouco de folclore, os alunos não sabiam que as brincadeiras comuns para eles são oriundas do folclore. Os mesmos mostraram interesse de realizar as atividades, pois é um assunto que prende a atenção deles.

O trabalho realizado com os alunos despertou interesse dos alunos, que tiveram acesso a livros com lendas, trava-línguas e músicas. Os alunos produziram histórias, realizaram pinturas, etc. O interesse foi bastante gratificante, pois despertou a curiosidade e houve integração entre alunos e professora.
O trabalho realizado no I.E.E. São João Batista em uma turma de pré-escolar foi muito proveitoso. Os alunos conheceram as diferentes lendas, tendo acesso aos livros com as histórias, trava-línguas e brincadeiras.
Também foram conhecidas algumas músicas, realizadas pinturas, trabalhos com dobraduras, desenhos livres, produção de histórias coletivas e com fantoches.
Estiveram presentes durante o decorrer do trabalho uma mãe e uma irmã de dois alunos da turma, que contribuíram contando histórias e apresentando o teatro com fantoches.
Resultados esperados
Espera-se com o referido projeto que haja participação de todos os alunos de forma criativa, alegre e que todas as atividades contribuam para sua aprendizagem.
Espera-se com o referido projeto que haja integração entre alunos, professores e pais, tornando a comunidade escolar participativa e atuante no ambiente nos quais estão inseridos.

Quanto aos trabalhos desenvolvidos, espera-se que os educandos tenham um bom desempenho, e que ao mesmo tempo, como alunos de pré-escolar possam aprender através de todas as técnicas e brincadeiras propostas.





10. Critérios de avaliação:
O desempenho será considerado satisfatório se os alunos participarem de todas as atividades propostas de maneira que as mesmas venham a contribuir para um melhor aprendizado.

11. Forma de socialização das produções:


E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais
E.M.E.F. Padre Libório Poersch
I.E.E.   São João Batista
- Expor trabalhos no blog da Escola.
- Realização de brincadeiras com os demais colegas da escola.
-Expor trabalhos no blog da E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais.
-Exposição dos trabalhos realizados.
-A socialização está sendo realizada no final de cada aula, diariamente, através de brincadeiras, produções coletivas e dramatizações realizadas pelos alunos junto com a professora.
-Expor trabalhos no blog da E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais.
-Exposição dos trabalhos realizados.





12. Cronograma:

O presente projeto terá início dia 08 de agosto e término dia 22 de agosto.
- Na primeira semana serão apresentados os vídeos, as leituras e as histórias contadas pelos pais;
- Na segunda semana serão realizadas as produções textuais , confecção e apresentação de teatro com fantoches; será criado o blog da E.M.E.F. Carolina Anália Morais Sais com o endereço http://emefcarolinasais.blogspot.com/  
- Na última semana será apresentado o teatro de fantoches e a exposição dos trabalhos realizados a clientela escolar.

13. Referências:
Mídias na Educação. Módulo gestão Integrada de Mídias. UAB/IFSul - Modlle. Disponível em <http://uab.ifsul.edu.br/midias/course/view.php?id=51> Acesso em 27/07/2011.

RESENDE, L.O mundo encantado do folclore. Brasil: Ultra Disc , 2009. 1 DVD 35 min.

BAEHR, Vivien Ivete, ITTNER, Tânia Regina Casas E AMARAL, Rita de Cacia Pimpão. Folclore em atividades. Bom Retiro, Blumenau-SC: Edições Sabida; sem data.

PAIVA, Marcio Silva. Mesa Redonda. Disponível em: <https://sites.google.com/site/projetosereflexoes/home/projetos-pedaggicos/historia-em-quadrinhos-fotografica. > Acesso em 26.07.2011.

OLIVEIRA, Leidiane Pereira de. Uma relação tão delicada: A Participação da Família no Processo de Aprendizagem de Crianças do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e Classes de Alfabetização. Disponível em: <http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/RELACAO_DELICADA.pdf. >Acesso em 29/07/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário